Naquelas Estantes

22:30


Eu nunca fui muito adepta a pegar livros em bibliotecas, só quando não tinha internet ainda e eu precisava muito fazer um trabalho, e mesmo assim era minha mãe que ia buscar. Depois que comecei a gostar de ler sempre queria ter os livros na minha estante, se tornando mais um empecilho para eu frequentar bibliotecas, sem contar que as da minha cidade não são nada atraentes.
O que aconteceu para eu mudar de ideia? Eu trabalho em uma escola do Estado e fiquei impressionada com a quantidade de livros maravilhosos que as crianças recebem e eles não têm noção disso. No fim do ano muitos livros ficam no arquivo de achados e perdidos, porque eles simplesmente os deixam na escola sem dar a mínima. É triste ver todo esses descaso.
Vasculhando a biblioteca "abandonada" encontrei o livro A Revolução dos Bichos de George Orwell que eu estava muito a fim de ler, mas não tinha coragem de comprar por sempre estar no final da lista de compras.
A fábula datada da época da Guerra Fria satiriza o período da ditadura stalinista de forma genial. Os animais da fazenda Granja Solar se reúnem para acabar com o poder que o homem tem sobre eles e instituem um regime igualitário e cooperativo, porém alguns bichos começam a usufruir de privilégios e a submeterem os outros a opressão.


Outro livro que eu recebi foi Os Beats Graphic Novel de Harvey Pekar, Ed Piskor e Paul Buhle, esse eu ganhei de um colega de trabalho porque ele tem o costume de dar os livros que ele já leu e não vai usar na faculdade.
Eu tenho o Na Estrada do Kerouac que conta as aventuras dele (sob o nome de Sal Paradise) e uma turma que revolucionou a segunda metade século XX com sua maneira espontânea de viver. Em Os Beats eles contam a história do pessoal que influenciou o movimento, pessoas "loucas por viver", artistas que se desprendiam de do conservadorismo da época, e tudo isso em quadrinhos.
Os dois livros são formas de inspiração e reflexão, que são coisas que eu estou sempre buscando, aprender a olhar o mundo de forma variada, conseguir perceber as diferenças em meio a tanta gente que ainda carrega ideias super conservadores. Existem alguns tipos de livros que acabam virando leitura obrigatória.

Se alguém já leu esses ou algum com a temática parecida não se esqueça de deixar seu comentário e a indicação!

You Might Also Like

0 comentários

Flickr Images